Tapete Artesanal

Por Bruna Tosi via VivaDecoraBlog

Crochê, retalhos, tear… Existem diferentes maneiras de fazer um tapete artesanal para sua casa. Inclusive, você mesmo pode fazer ou comprar de algum artesão talentoso.

E para você ficar por dentro de todas as opções, selecionamos aqui os principais tipos de tapete para cozinha, quarto e sala para você escolher o que é mais adequado para sua casa e começar os tutoriais de como fazer tapete artesanal. Confira e inspire-se com os modelos!Tapete artesanal de retalho1. Tapete artesanal de retalho – Via: Pinterest

Tapete artesanal de crochê

Você pode fazer o tapete artesanal de crochê com o formato, cor e tamanho que mais gostar para sua casa. Geralmente, o tapete de crochê é usado na cozinha, mas o quarto e o banheiro também são ótimos lugares para decorar com os tapetes de crochê. 

Para fazer este tapete artesanal, você precisa ter experiência com a técnica e os diferentes pontos de crochê, para conseguir seguir os gráficos de como fazer tapete artesanal de crochê.

Além disso, o crochê pode ser feito de linha ou com fio de malha, que deixa a decoração ainda mais aconchegante e bonita. Quarto infantil com tapete artesanal de crochê2. Quarto infantil com tapete artesanal de crochê – Via: Pinterest

É importante também pensar nas cores do seu tapete artesanal. Sempre combine o modelo com o ambiente da casa. Na foto acima, por exemplo, como o quarto infantil é todo clean, com móveis brancos, o tapete artesanal de crochê seguiu a mesma proposta. 

Tapete de palha artesanal 

O tapete de palha artesanal é muito conhecido por fazer parte das decorações rústicas. É um artesanato delicado e cheio de detalhes, por isso, caso você esteja começando a fazer esse tipo de trabalho manual, faça um tapete pequeno e simples para se familiarizar com a arte. Depois, quando você tiver mais experiência, faça outros tipos de tapete de palha artesanal mais detalhados. 

Caso sua casa tenha esse estilo rústico, com ares boho, decore a sala de jantar ou a varanda com o tapete de palha artesanal. Tapete de palha artesanal no quarto3. Tapete de palha artesanal no quarto – Via: Pinterest

Repare como na foto acima o tapete artesanal de palha combina com o criado mudo do quarto. Lindo, não é mesmo?

Tapete artesanal de tecido

Sabe o retalho de tecido que sobre de outros projetos ou aquela peça de roupa velha que não dá mais para usar? Esse tipo de material pode se tornar um lindo tapete artesanal de tecido. 

Você pode fazer o tapete artesanal de tecido do tipo frufru, que é bem fácil de fazer, porém, é trabalhoso. De forma resumida, para fazer o tapete de frufru você só precisa ter uma tela para amarrar os retalhos nela. Como demora para fazer, vale a pena começar com tapetes pequenos e depois fazer modelos maiores combinando com as poltronas e outros móveis da casa. Faça lindos tapetes artesanais com tecido4. Faça lindos tapetes artesanais com tecido – Via: Pinterest

Outra ideia muito legal é usar retalhos de tecidos como jeans para fazer um tapete artesanal criativo para sua sala ou quarto. No entanto, você precisará de uma máquina de costura na hora de como fazer tapete artesanal.

Essa ideia também vale para tecidos coloridos e estampados, seguindo a ideia do patchwork. Seu tapete artesanal colorido fica ainda mais bonito!Você pode fazer um lindo tapete artesanal para sala com tecidos5. Você pode fazer um lindo tapete artesanal para sala com tecidos – Via: Pinterest

Na foto acima, repare que o tapete artesanal foi feito com o tecido algodão, em diferentes tons de azul. O tecido foi cortado em formato triangular para formar essa padronagem diferenciada na decoração. É uma maneira de fazer lindos tapete de algodão artesanal para usar em qualquer lugar da casa! 

Reformando sua casa?

Tapete artesanal tear

Não é todo mundo que sabe fazer um tapete artesanal de tear, mas você encontra lojas que fazem esse tipo de tapete com cores e materiais lindos. 

O mais comum é encontrar o tapete de algodão artesanal feito em tear. São peças delicadas e macias, ótimas para usar na sala de estar e no quarto, ao lado da cama box. Você também encontra o tapete artesanal tear com diferentes cores ou mais clássicos, a escolha depende da decoração do seu ambiente. 

No caso de um quarto colorido, vale a pena investir no tapete artesanal tear que tenha uma das cores da decoração. Ou, se está em busca de uma sala de estar clássica, compre um tapete artesanal para sala combinado com o sofás. Assim não tem erro! Tapete artesanal tear colorido no quarto moderno6. Tapete artesanal tear colorido no quarto moderno – Via: Pinterest

Tapete artesanal colorido de bolinhas

O tapete artesanal colorido de bolinhas faz parte dos modelos que você mesmo pode fazer. O passo a passo é bem simples: você só precisará de linhas coloridas, uma tela para fazer a base do tapete e uma pistola de cola quente – caso queira algo prático e rápido de fazer.

A vantagem de fazer esse tipo de tapete artesanal para sala é que você tem uma decoração bem mais aconchegante no ambiente. Dá para deixar as crianças brincando no tapete para quarto, longe da friagem do piso, e falando pelo lado decorativo, é uma maneira de apostar em diferentes cores para alegrar o ambiente. Que tal fazer um tapete artesanal colorido com bolinhas?7. Que tal fazer um tapete artesanal colorido com bolinhas? – Via: Pinterest

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.