Oito Tendências de Decoração Para o Outono

Por Ana via VivaDecoraBLOG

Para aproveitar bem este outono, vale a pena deixar sua casa decorada de acordo com as características da estação, afinal, dias um pouco mais frios e noites mais longas pedem um lar quentinho e aconchegante. Para que esta experiência seja ainda melhor, separamos, em parceria com o Habitíssimo, algumas dicas para deixar seus ambientes com a cara do outono 2020.

Tecidos confortam

Sala de estar com tapete e sofá com mantas e almofadas

1. Sala de estar com tapete e sofá com mantas e almofadas. Fonte: Cecilia Caro

Tapetes felpudos, mantas no sofá, muitas almofadas e enxovais encorpados. Esses itens deixam o ambiente mais aquecido e convidativo, além de serem versáteis, o que permite variações a cada semana. Use e abuse da lã, flanela, linho e tricô. Cores suaves, como bege, cinza e branco são ótimas opções para estas peças, pois transmitem paz e uma leve sofisticação ao espaço.

Cortinas são essenciais

Sala de estar com cortina encorpada2. Sala de estar com cortina encorpada. Fonte: Mais Art & Design

Elas merecem uma atenção especial quando falamos de tecidos. Cortinas decoram, garantem a privacidade e protegem os cômodos do vento e do frio. Elas também devem ser mais encorpadas nesse período, como as de linho ou sarja.

Lembre-se: as cores aquecem

Dormitório com detalhe em azul

3. Dormitório com detalhe em azul. Fonte: Traama Arquitetura e Design

Tonalidades cinzas, preto opaco e terracota fazem o estilo dessa época, mas não se prenda só a elas, pois nem só de cores neutras vive o outono. Uma sugestão muito bem-vinda é o Classic Blue, a cor de 2020 eleita pela Pantone, que expressa calma e solidez. O rosa pálido, o amarelo queimado e o efeito tom sobre tom também são alternativas interessantes.

… e as luzes transformam as percepções

Iluminação com spots na sala de estar4. Iluminação com spots na sala de estar. Fonte: Haifatto

A intensidade da luz natural diminui no outono, então, para trabalhar, ler um livro e fazer outras atividades, é preciso que as lâmpadas sejam ainda mais eficientes. Mas considere também os momentos de descanso e preguiça próprios da estação, que vão ficar ainda mais convidativos com uma iluminação quente. Spots e luminárias são ótimos para focos de luz e, se você gostar, velas garantem um toque especial.

Um quarto que parece abraçar

Quarto com papel de parede, cabeceira em tecido e pufes5. Quarto com papel de parede, cabeceira em tecido e pufes. Fonte: Studio Sim

Já que o foco é relaxar, nada melhor que ter um dormitório aconchegante em cada detalhe. E não é preciso muito para isso. Pensando no item anterior, que tal trocar os abajures ou pendentes? Um novo papel de parede, com tendência da estação, já faz toda a diferença. E não esqueça o básico: roupas de cama mais almofadas e tapetes quentinhos.

O banheiro também precisa ser relaxante

Banheiro com boa iluminação e detalhes acolhedores6. Banheiro com boa iluminação e detalhes acolhedores. Fonte: Adei Homes

Um banho quente em um ambiente agradável muitas vezes é tudo o que a gente precisa no outono. Aqui também é um bom lugar para dispor velas, aromatizantes e plantas da estação. Para completar, capriche nas toalhas de banho e roupões, que devem se destacar pela maciez.

Natureza na decoração

Sala de estar com algumas plantas, flores e detalhes rústicos7. Sala de estar com algumas plantas, flores e detalhes rústicos. Fonte: Construcción Casas

Já que falamos das plantas, anote esta dica: além das folhas, aproveite para montar arranjos com galhos secos ou flores com tons de amarelo, como a orquídea chuva de ouro. Para decorar os vasinhos, juta e outros materiais rústicos são perfeitos, vale até preenchê-los com lascas de canela. 

Que tal um cantinho da leitura?

Sugestão de espaço para leitura8. Sugestão de espaço para leitura. Fonte: Construcción Casas

E já que é importante ficar em casa nesse momento e a estação justamente nos convida a isso, crie um espaço bem aconchegante para a leitura, que pode ser no seu quarto, na sala ou no escritório. Coloque uma poltrona confortável, algumas almofadas e pufes, além de uma mesinha para os livros, uma xícara de chá e prontinho! Aproveite sua casa outonal.

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.