Crie espaços funcionais em qualquer ambiente

Via Bonde.com.br

Em tempos em que as casas e os apartamentos pequenos são realidade para uma parcela considerável da população, especialistas em design de mobiliário aplicam conhecimento e experiência para criar ambientes funcionais e confortáveis. Estamos falando de moradias que começam com 20 ou 25 m2, que podem ser ocupados por até dois moradores, onde a concepção de móveis deve considerar as necessidades, circulação e conforto no ambiente.

Pensando nisso, o habitissimo selecionou o designer de mobiliário, Pedro Flores, que traz algumas dicas iniciais para que os interessados já considerem quando pensarem na decoração e planejamento dos móveis de sua casa, alinhando funcionalidade e beleza.

A escolha das cores é o primeiro quesito a se considerar pelo tamanho dos ambientes, tons escuros em cômodos como quarto ou cozinha vão reduzir, ainda mais, a visão do espaço. Lembrando que os planejados não são peças trocadas frequentemente, vale apostar em cores neutras e claras; como branco, nude e off white que misturam um ar de requinte com uma sensação de amplitude.

Falando em sofisticação, na cozinha, Pedro sugere a aplicação de detalhes em cinza nos puxadores dos armários e móveis em tons de madeira que trazem mais aconchego. “Gosto de usar o tom de madeira louro freijó em salas e painel ripado também são ótimos na decoração e dependendo do tamanho, podem até ser usados como divisórias de ambientes e para embutir portas diretamente no painel. Fica lindo!”, comenta o designer.

Equipamentos embutidos e organizados; como lixeiras, porta temperos aramado e porta toalhas finalizam com charme esse ambiente. Para os amantes de vinhos, uma adega horizontal que posiciona garrafas e taças e dão um toque especial para quem costuma receber convidados.

A variedade de acessórios para móveis planejados que existem no mercado enche os olhos de qualquer consumidor, porém podem ser inúteis quando não há um projeto ajustado às necessidades dos moradores. A lavandeira pode abrigar um móvel com a função de despenseiro, desenhado para armazenar itens de limpeza e higiene, ferro de passar, aspirador de pó e, também, se transformar em uma mesa de apoio para passar roupas.

Investir em módulos como gavetas e gavetões, canto reto, canto oblíquo ou 90º também são grandes apostas para residências pequenas. Soluções práticas como portas de correr, espelho nos dormitórios, camas embutidas e módulos de sapateiras agregam valor ao imóvel e ilustram um conceito com beleza e modernidade.
Redação Bonde com Habilíssimo

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.