Cortineiro de Gesso

POR BRUNA TOSI, via VivaDecoraBLOG

Já reparou como cada detalhe da sua decoração é importante para deixar o ambiente aconchegante? A cortina é um exemplo desses. Ela não costuma ser o destaque, mas ajuda a iluminar (ou escurecer) o local e complementar a decoração. É por isso que, ao instalar sua cortina, você precisa considerar colocar o cortineiro de gesso. 

O cortineiro de gesso é utilizado para esconder o varão ou o trilho da cortina. Com ele, apenas o tecido fica aparente no ambiente, como se a cortina estivesse saindo do teto. 

Geralmente o cortineiro de gesso é feito junto com o rebaixamento do teto de gesso, mas, caso você não tenha como fazer esse trabalho na sua casa, existem outros modelos de cortineiro que podem te ajudar a esconder os varões da cortina com muita elegância, como o cortineiro de gesso sobreposto.  Sala de estar com cortineiro de gesso

1. Sala de estar com cortineiro de gesso – Via: Pinterest

Antes de escolher o melhor cortineiro de gesso para sua casa, que tal conhecer todos os modelos e suas vantagens? Continue acompanhando nossas dicas e inspirações lindas que selecionamos. Confira! 

Modelos de cortineiro de gesso 

Você tem três opções de cortineiro de gesso para usar na sua casa: o sobreposto, embutido e o iluminado. Conheça! 

Cortineiro de gesso sobreposto

Você não pretende rebaixar o teto com gesso? Então a opção ideal para você esconder os trilhos e o varão da cortina é com o cortineiro de gesso sobreposto.

Por ficar abaixo do teto, você tem a possibilidade de comprar um cortineiro de gesso sobreposto liso ou com detalhes mais trabalhados. Inclusive, é muito comum adicionar esse tipo de cortineiro de gesso trilho ou varão com desenhos temáticos, para deixar a cortina ainda mais personalizada no ambiente. Cortineiro de gesso sobreposto e iluminado

2. Cortineiro de gesso sobreposto e iluminado – Via: Interior design

Outro detalhe que varia de acordo com a sua cortina é o tamanho do cortineiro de gesso sala. Se você tiver mais de um varão para compor a cortina e ele for grosso, o cortineiro será maior e mais largo, para esconder tudo. Mas, se for um trilho fininho instalado no teto, seu cortineiro de gesso poderá ser mais fino, como no exemplo acima. 

Cortineiro de gesso embutido

Para ter um cortineiro de gesso embutido é preciso decidir como será sua cortina antes de rebaixar o teto e incluir a iluminação. Isso porque o cortineiro de gesso embutido é feito junto desse processo de reforma, ele fica entre o forro de gesso e a parede. 

Graças ao cortineiro de gesso embutido, a cortina parece que está saindo do teto pois o varão ou trilho ficam bem escondidos nele.Cortina blecaute para cortineiro de gesso3. Cortina blecaute para cortineiro de gesso – Via: Blog Lovin

Ao escolher entre o varão e o trilho, prefira o trilho para esse tipo de cortineiro de gesso. É melhor para você instalar e fica bem escondido na parede. Muito mais prático!

Cortineiro de gesso iluminado 

O cortineiro de gesso iluminado é uma alternativa que pode ser adicionada tanto no modelo sobreposto quanto no embutido. 

É interessante colocar um cortineiro de gesso iluminado para destacar a cortina e ajudar a iluminar ainda mais o ambiente durante a noite. Note no exemplo abaixo como a decoração ficou ainda mais aconchegante com esse cortineiro de gesso sala iluminado! Lindo, né?! Cortineiro de gesso iluminado na sala de estar4. Cortineiro de gesso iluminado na sala de estar – Via: Pinterest

Qual a melhor cortina para cortineiro de gesso?

Escolhido o cortineiro, chegou o momento de definir a melhor cortina para cortineiro de gesso. 

Nós indicamos que você defina o tecido da cortina de acordo com o ambiente. No quarto, por exemplo, que é um ambiente que precisa ficar bem escuro e confortável a noite, você pode usar a cortina blackout, que bloqueia totalmente a luz. Já na sala de estar, que é mais iluminada, prefira tecidos finos e claros, como o voil para colocar no cortineiro de gesso sala. 

Escolha uma cortina para cortineiro de gesso que seja bonita para seu ambiente também. As cores neutras, como cinza, bege e branco, são sempre boas opções, mas se quiser adicionar um tecido vibrante para incrementar a decoração, use sem medo!Quarto infantil com cortineiro de gesso5. Quarto infantil com cortineiro de gesso – Via: Pinterest

E se a sua dúvida é sobre o cortineiro de gesso trilho ou varão, a resposta é que depende: cortinas mais leves podem ficar tranquilamente no trilho, mas os tecidos pesados talvez precisem ser colocados no varão. O ideal é verificar com o fabricante do seu cortineiro de gesso trilho ou varão qual a melhor opção para você. 

Como instalar cortina no cortineiro de gesso

Antes de começar o passo a passo de como instalar cortina no cortineiro de gesso, precisamos saber: você optou pelo varão ou pelo trilho? 

No caso do varão, você precisa instalar na parede os suportes, colocar a cortina no varão e depois no suporte. É um trabalho que precisa ser feito com mais de uma pessoa, no caso do tecido da cortina ser muito pesado. Mas caso você esteja em busca de como instalar cortina no cortineiro de gesso com trilho, então você precisa instalar o trilho no teto primeiro para depois encaixar a cortina no trilho. 

Lembrando que, para instalar as duas opções, você tem usar a furadeira com cuidado. Cortina com cortineiro de gesso6. Cortina com cortineiro de gesso – Via: remodelista

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.