15 quartos pequenos que ensinam como aproveitar o espaço

Marcenaria bem pensada, cabeceiras espertas e mesas laterais simples são algumas das ideias que esses ambientes mostram

11/01/2020 – POR NÁDIA SIMONELLI via Casa Vogue

Os quartos são o espaço mais íntimo da casa e onde o descanso precisa ser prioridade. Por isso, vale investir em marcenaria, móveis e cores para deixá-lo aconchegante e prático. Se o espaço for pequeno, saiba que é possível fazer caber outros elementos além da cama e criar uma decoração charmosa. É o que provam os 15 quartos pequenos que mostramos logo abaixo.

Cabeceira longilínea

Neste quarto estreito, a cabeceira, que não é muito alta, vai de ponta a ponta e ocupa toda a largura da parede. Assim, a sensação é de que o espaço parece ser maior do que realmente é. Para não entulhar as mesas de apoio, a luminária desce do teto e o quadro fica apoiado em um dos lados da cabeceira.

Mesa de apoio pequena

Neste quarto, as cores claras em tom sobre tom criaram sensação de amplitude. Repare como a cabeceira cinza se destaca na parede off-white sem pesar no ambiente. Outro recurso interessante para não entulhar o espaço foi a escolha de móveis magrinhos, a exemplo da mesa de apoio que, apesar de pequena, tem gaveta e prateleira para os livros. 

Onde cabe tudo

Quando é preciso encaixar o guarda-roupa dentro de um quarto pequeno, investir em um móvel planejado pode ser a solução. Mas, a sensação de ter armários ao redor da cama não é nada boa para algumas pessoas. Por isso, neste quarto eles ocupam só as lateriais, deixando a parte de cima livre. Outro recurso interessante do projeto, foi deixar um vão livre na altura do colchão para servir como mesa de apoio.

Duas mesinhas e pronto

Se não tem espaço para mesas de apoio muito largas, que tal colocar duas mesinhas pequenas? Além de ficar charmoso, o espaço fica mais livre e a circulação não é prejudicada. Neste quarto, essa foi a melhor solução para não atrapalhar a abertura da porta do armário. E ficou lindo. 

TV giratória

Os microapartamentos são uma forte tendência nas grandes cidades do mundo e, muitas vezes, os quartos são integrados aos outros ambientes nesse tipo de imóvel. Para garantir conforto mesmo com pouca metragem, os arquitetos criam algumas sacadas, como o suporte de TV giratório neste apartamento. Assim, o morador pode curtir a telinha da cama ou da sala de estar.  

Estante de vergalhões

Neste quarto, uma estante metálica garante uma atmosfera industrial no ambiente e apoia os livros do morador sem deixar a decoração pesada. Repare que o móvel ocupa uma largura ideal para receber os livros sem prejudicar a circulação entre ele e a cama.

Cabeceira pop-up

Quando o espaço é reduzido, algumas pessoas preferem não ter cabeceira no quarto. Mas, se a ideia é ter uma, veja que ideia bacana. Neste quarto pequeno, a mesa de apoio fica embutida durante o dia. Na hora de dormir, é só abrir a portinha. 

Estante em frente à cama

Se a TV é um item fundamental para o quarto e não há muito espaço para isso, uma ideia é fazer um painel da parede em frente à cama. Neste ambiente, a parede serviu também para abrigar uma cômoda e prateleiras para aumentar o espaço de armazenagem. E cores claras deixam tudo mais leve. 

Marcenaria na medida certa

Neste quarto pequeno, os armários ficam no alto e na lateral da cama. Assim, o ambiente fica mais leve e fluido. Repare que a lateral se tornou um nicho de apoio e, abaixo dele, um armário de duas portas para aumentar os espaços de armazenamento. 

Com espaço para penteadeira

Apesar de pequeno, este quarto ganhou uma cama bem confortável e até para uma penteadeira, posicionada na lateral do ambiente. Na parte debaixo, uma bancada com gavetas e acima, armários espelhados garantem sensação de amplitude. A cadeira de palhinha dá um toque aconchegante ao quarto. 

Cabeceira ripada

Com uma atmosfera romântica, a decoração deste quarto pequeno exibe uma paleta delicada, com tons neutros e nada monótonos. A cabeceira ripada traz um charme extra ao espaço e lembra o décor de uma casa no campo. As luminárias pendentes fazem as vezes de abajur e deixam as mesas de apoio livres.

Tons de azul

Este pequeno quarto brinca com diversas tonalidades de azul na decoração. Na parede, uma versão mais clara da cor traz sensação de relaxamento e serenidade para os momentos de descanso. Já na cama, um tom mais escuro na base da cama faz com que a roupa de cama clara se destaque e traga sensação de amplitude. 

Móvel baixo

No quarto deste loft, instaldo no mezanino, um móvel baixo em frente à cama foi a solução para criar espaço de armazenamento sem obstruir a vista. A peça ocupa toda a parede lateral do ambiente e ainda conta com um gaveteiro em uma das pontas.

+ Loft: 16 projetos para inspirar quem quer morar em um

Minimalista

Bem elegante, a cabeceira estofada deste quarto garante conforto e charme à decoração. Dois gaveiteiros flutuantes foram instalados nas laterais para servir de apoio, sem ocupar muito espaço. Aliás, deixar o piso livre em ambientes pequenos é uma boa solução para criar uma decoração leve.

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.